quarta-feira, 28 de abril de 2010

BINGO DAS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS

Quem vai relatar a aula de hoje é o representante da turma: Túlio Mota. Um aluno educado, interessado, dedicado aos estudos e muito amigo de todos. 
"A aula de hoje teve o objetivo de descontrair, mas ao mesmo tempo, estudar para a prova de um jeito super simples. (Quem me dera que as outras aulas fossem assim!)
No princípio da aula, Jaline entregou aos alunos um papel contendo seis quadrados com frases relacionadas à matéria. À princípio não entendi muito bem para que era aquilo. Como toda aula de Jaline é um mistério, sempre há algo diferente.
-"A aula terá uma dinâmica, como se fosse um bingo". - disse Jaline
A professora fez perguntas e nós respondemos. As respostas estavam contidas nos quadrados. Quem tinha a resposta, ia marcando. O primeiro a marcar toda a cartela foi Matheus Salles, que ganhou como prêmio um chocolate BIS. Como Jaline tinha mais um prêmio, continuou o bingo até que outra pessoa, que por concidência foi outro Matheus, bingou. Com o término da dinâmica, Jaline nos entregou uma folha com exercícios de revisão para a prova e avisou que a prova estava fácil para quem estudasse. E assim acabou a aula. 
Bom, quem falar que a prova estava difícil está enganado, pois ela passou uma grande revisão. "
Túlio

segunda-feira, 26 de abril de 2010

LEMBRETE PARA A GALERA DA TURMA 901

DIA 28 DE ABRIL: Avaliação de Língua Portuguesa!!!! E aí, já se preparou?
Abaixo seguem algumas dicas do conteúdo para você que ainda tem alguma dúvida. Leia e releia!!!!!
1ª dica: As orações subordinadas substantivas vêm geralmente introduzidas pelas conjunções integrantes que e se.  Ex: "Não sei se todos os alunos estudarão para prova.
                        É necessário que se estude para as avaliações.
2ª dica: Para reconhecer uma oração subordinada substantiva, analise a oração principal. Nela está a chave do segredo.
3ª dica: A oração subordinada substantiva subjetiva é a única que não tem sujeito na oração principal.  O verbo da oração principal aparece na 3ª pessoa do singular (como PARECE, CONSTA, CONVÉM. )É comum também as expressões: É preciso, É bom, É urgente, É necessário...
Ex: Parece que todos os alunos estão estudando com empenho.
4ª dica: A oração principal de uma substantiva objetiva direta tem sempre um verbo transitivo direto. Aquele que pede um complemento sem preposição, lembra-se? (O quê?, Quem?)
Ex: Eu já disse que a prova não está difícil!!
5ª dica: Para tirar a dúvida quando aparece uma preposição antes da conjunção integrante que, observe quem vem antes .É um substantivo ou adjetivo?Então, a oração é completiva nominal. É um verbo transitivo indireto? Então a oração é objetiva indireta.
EX: Eu tenho necessidade de que os alunos fiquem quietos na hora da explicação.  (completiva nominal)
EX: Necessito de que façam silêncio na hora da explicação. ( objetiva indireta)
6ª dica: Quando o verbo da oração principal é o verbo de ligação ser, a oração seguinte é predicativa.
Ex: A verdade é que todo aluno precisa de concentração.
7ªdica: A oração subordinada substantiva apositiva vem introduzida por uma vírgula ou dois pontos.
EX: Só desejo uma coisa: que todos aprendam de verdade o contéudo.
REFAÇA SEUS EXERCÍCIOS. PESQUISE OUTROS EXEMPLOS E BOA PROVA!!!!!
                                                                                                         Jaline

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CONTOS DE FADA NOS DIAS ATUAIS

A aula de hoje será relatada pela aluna Brenda.Uma menina super ativa, que gosta de participar das atividades esportivas e comemorativas da escola.
"A aula do dia 19 de abril foi sobre contos de fada e livros infantis. No começo da aula Jaline fez uma dinâmica muito maneira com os alunos (pena que ela nem me chamou!!!). Era assim: ela deu duas figuras para cada aluno. Esses alunos eram Larissa, Alice, Fernando, Sabryna e o mais palhaço de todos: Carlos Alberto.Eles tinham que terminar uma história começada pela professora. Foi super engraçado!!!
Depois, a professora Jaline contou uma história também super maneira: "O príncipe desencantado". Eu amo todos os textos que Jaline leva (Não puxando o saco... mas ela sempre leva para sala de aula textos muito bons).
Em seguida, tivemos que fazer exercícios em cima desse texto. É... a aula foi muito boa!!!. Brenda"

sábado, 17 de abril de 2010

A DIVISÃO DA TURMA 901???!!!!!

 Esta aula será comentada pela aluna Sabryna. Uma menina muito simpática, alegre e que se revelou uma grande e talentosa cantora nos trabalhos de paródia. 
"No dia 15 de abril, a professora Jaline dividiu a turma. Que pena!!!! Calma, gente, foi em dois grupos para irmos ao laboratório de informática para vermos o nosso blog. Acredite, se quiser, eu amei esse dia, pois para mim o mês da sorte é o mês de abril. No dia 29 é o meu aniverśario!!!! Nós, da turma 901, temos  sorte de termos uma professora maravilhosa, compreensiva, gentil, super simpática e bonita. Dona de um sorriso que ilumina e acorda os dorminhocos!!!E também Mãe!!!!! Sua filha Isabelle quando crescer, com toda certeza, vai poder ter orgulho de falar que é filha da professora Jaline. Eu digo à minha mãe que quando eu "crescer" vou querer ser igual a minha "profê" Jaline e digo mais, os únicos professores que me entendem são Jair e Jaline, os meus pais. Nunca vou esquecer de vocês. Podem acreditar.!!!!"
Bjs
Sabryna Oliveira

quinta-feira, 8 de abril de 2010

DEFENDENDO PONTOS DE VISTA

"Oi, meu nome é Fernando Ferraz e vou relatar a nossa aula de hoje, da matéria que eu mais gosto, não querendo agradar à Jaline, mas é porque eu me sinto muito à vontade com a Língua Portuguesa. Acho que vou ser ser até escritor quando eu "crescer". Mas essa já é uma outra história. Vamos focar no nosso objetivo: a aula de hoje.
A aula foi bem interessante. Começamos com uma encenaçãosobre as opiniões. A turma foi dividida em três grupos. O meu grupo foi o 3º. Houve um pequeno stress com a divisão dos grupos: três alunos não queriam ficar em um grupo, mas no final dois alunos aceitaram e foram o para o meu grupo. Só um que não quis mesmo.
O primeiro grupo tinha como objetivo mostrar uma discussão onde eles não se entendiam. E eles escolheram um tema bem real e comum na nossa turma: a formatura. Sempre que conversamos sobre esse assunto não há concordância nenhuma.
O segundo grupo tinha como objetivo mostrar uma discussão onde um contrariava o resto da turma. Eles escolheram um tema bem polêmico: sexo na adolescência, porém, na minha opinião, não souberam explorá-lo como deviam.
O terceiro e último grupo, ao que eu pertencia, tinha como objetivo mostrar uma discussão em que todos tinham opiniões diferentes mas respeitavam as opiniões de todos, o tema escolhido foi futebol. Sem querer eu dei um fora em Sabryna, mas foi bom que deixou a discussão mais interessante.
As apresentações acabaram e Jaline começou a aula de produção textual. A aula foi sobre: Pontos de vista a partir do significado de uma semana. Também foi legal e interessante.
Essa foi a nossa aula que eu gostei muito e queria agradecer a nossa professora Jaline por não deixar a nossa aula ser sempre chata e sem graça. Ela sempre arruma algo diferente para deixar a aula bem dinâmica e jovem.
Espero que não tenha falado demais (RSRSRS)
Fernando Ferraz"

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A GRANDE VENCEDORA DA RIFA!!!!!

No dia 01 de abril a turma 901 sorteou a rifa de uma cesta cheia de chocolates. Todos que compraram a rifa ficaram torcendo para ganhá-la. E sabe quem foi a sortuda???? A aluna Larissa Knupp!!!! Parabéns!!!!!

PARÓDIAS

Esta aula será relatada pela aluna Alice. Uma menina muito bonitinha, que vive de agasalho, em pleno outono de quase 40 graus. Uma estudante esperta, uma adolescente educada.Vamos ler o que ela postou?
"A aula do dia 25 de março começou com as apresentações dos trabalhos de música. As paródias teriam que ser feitas explicando o conteúdo da prova, que seria na aula seguinte. A nossa querida professora Jaline explicou o objetivo do trabalho e logo começou a primeira apresentação.
O primeiro grupo foi de Carlos Alberto, Danilo, Erick, Sávio e Vinícius. Eles cantaram a música: MUDARAM AS ORAÇÕES. Todos cantaram bem. Não, na verdade, eu quero dizer que todos participaram bem. A aprte mais legal dessa música é a letra, é muito hilária!!!
A segunda apresentação foi do meu grupo: Fernando, Letícia, Lucas, Sabryna e eu. Cantamos a música: CONJUNÇÕES COORDENATIVAS.  Não é porque foi o meu grupo, mas na minha opinião, foi a melhor apresentação. A sala inteira participou. Até encontramos um novo talento. Descobrimos que Sabryna canta super bem. Todo mundo ficou falando.
Os outros grupos também mandaram super bem. Teve uma música chamada CORDENATION inspirada na música Rebolation. Essa teve até coreografia. Este foi o grupo de Stephania, Túlio, Pâmela, Larissa, Juliana.
A música com a letra mais bem feita foi a das garotas: Amanda, Ariana e Brenda que cantaram: É PRECISO ESTUDAR. Teve também um grande detalhe: Victor conseguiu acompanhar quase todas as músicas com o violão e principalmente do grupo dele formado por Gustavo, Matheus Curty, Matheus Sales, Charles Keison e Victor.
A aula terminou com uma pequena revisão para a prova e todos se deram bem."

quinta-feira, 1 de abril de 2010

DINÂMICA DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE METÁFORAS DO TEMPO

Esta aula foi bastante dinâmica, pois através de figuras sobre diferentes momentos do tempo (tempo bom, mormaço, tempestade, escuridão) pude fazer com que os alunos refletissem sobre a importância de buscar o autoconhecimento.Utilizando metáforas dessas figuras, a turma produziu poesias muito legais e criativas. Selecionei algumas para postar neste blog, mas gostei do resultado dos textos da turma toda. Foi trabalhoso preparar o material para esta aula, mas valeu a pena!!!!! Parabéns aos alunos!!!!

"Quimera"

Sou uma mistura do bem e do mal
A fusão da paz e da guerra
Sou filho do amor e do ódio
Sou milhares de sentimentos em um só corpo,ativos,
a todo momento e
que podem explodir a qualquer hora e em qualquer lugar.
Quem eu sou?
O ser humano."
Aluno: Fernando Ferraz

Ai de mim que sou assim!

Sou as lágrimas da tempestade
com o choro do trovão
Sou quem te nega um olhar
mas te entrega o coração.

Sou a penumbra da noite
os raios da chuva
o sol da tarde
a luz da lua.

Sou o arco-íris após um dilúvio
sou as estrelas de um coral mudo
sou a aurora polar
sou o vento que faz a árvore dançar.
Aluna: Larissa Knupp