segunda-feira, 21 de junho de 2010

CONTINUAÇÃO DA OFICINA 8


Nesta oficina os alunos trouxeram fotos de lugares da cidade ou de pessoas e paisagens que consideraram instigantes, interessantes e que poderiam motivá-los a criarem uma boa crônica. A partir da observação e análise das fotos, os alunos produziram um texto em forma de crônica.
Mais um ensaio para a produção do texto que será finalista das olimpíadas na EMAFA.

sábado, 19 de junho de 2010

OFICINA 8: OLHOS ATENTOS NO DIA A DIA

Quem irá relatar a aula de hoje é uma aluna "gente boa", muito amiga de todos da turma e empenhada em superar as dificuldades com a Língua Portuguesa..
"Bem, meu nome é Pâmela Muniz da Silva. Vou relatar a aula do dia 16 de junho.
Nessa aula a professora Jaline adiantou período porque outro professor não veio. A oficina de hoje foi sobre: Olhos atentos do dia a dia. A aula foi um pouco corrida porque a professora tinha que ficar em duas salas na 901 e na 902. Ela deu uma crônica intitulada A Bola e tivemos que completar o final desse texto. Depois ela leu o final original da crônica  para comparmos com o nosso: ver se estava igual ou parecido.
A minha não ficou nada parecida nem a de Larissa e nem a de Fernando, mas a dos dois ficaram muito interessantes. Eu acho que Jaline deveria postar no blog.  Ela passou mais duas atividades em aula e uma para casa que foi para mudar o foco narrativo para a 3ª pessoa.
E assim encerrou-se nossa aula de Português. "
Para refletir:
"Sábio não é aquele que proclama palavras de sabedoria, mas sim aquele que demonstra sabedoria em seus atos. Portanto, seja sábio em qualquer circunstância!!!"

sábado, 12 de junho de 2010

OFICINA 7 : "MERECE UMA CRÔNICA"

Nesta oficina os alunos trouxeram para sala de aula jornais que circulam no município e a partir da leitura dos mesmos listaram os assuntos em voga e que merecem uma crônica.
Antes, porém, através de um cartaz, puderam relembrar a estrutura das crônicas já lidas nas outras oficinas.

OFICINA 6

A aula de hoje será relatada por uma aluna muito inteligente e dedicada aos estudos. Você já é um sucesso, Larissa!!!! Parabéns!!
"Bom, a aula de hoje foi dinâmica e descontraída como as demais. Tivemos no início do período uma pequena revisão da parte de gramática( que por sinal, está sendo compreensível, até um tanto fácil, por enquanto!)
Logo em seguida, houve a continuidade das oficinas da olimpíada. Eu estou achando o material muito bem elaborado esse ano.
Está sendo muito útil porque ao mesmo tempo em que interagimos , aprendemos também e ainda por cima, tomamos conhecimento das crônicas dos grandes escritores, responsáveis pela literatura brasileira.
E com isso, aprendemos a interpretar, a ler e escrever melhor.
A oficina 6 foi muito interessante  (como todas estão sendo), mas como cada um delas, nos trouxe uma informação a mais, pelo menos para mim. Como por exemplo, o direito que todos temos e que quase ninguém sabe sobre a questão da cobrança. Aprendi que nenhum tipo de empresa tem a autoridade de tornar pública a dívida do consumidor.
A crônica de Moacy Scliar é um tanto quanto ousada. Nos traz uma dúvida se é real ou fictícia o modo como o marido cobra a dívida que sua própra mulher tem com ele.  Se bem que, a realidade não está muito longe disso.Acho que até já ocorre.
As mulheres compulsivas por compras, consomem tudo o que vêem pela frente e depois para pagar , colocam tudo no cartão do marido.
O ponto fraco da aula foi apenas as datas das provas que já estão marcadas. Estava muito bom para ser verdade, não é?"
Larissa Knupp

sábado, 5 de junho de 2010

OFICINA 5: UMA PROSA BEM AFIADA (Fotos do Rio de Janeiro antigo)


Nessa oficina os alunos leram a crônica de Machado de Assis: UM CASO DE BURRO: uma metáfora do tipo humano conformista.  O texto traz uma reflexão  da vida a partir da observação de um burro agonizando. Uma ótima sugestão de leitura!!!!!