terça-feira, 24 de agosto de 2010

Análise de propagandas

A aula de hoje será relatada pelo aluno Érick: um menino bastante agitado, inquieto e falante, porém, muito inteligente também. Tenho certeza de que neste semestre Érick irá avaliar seu comportamento e tentará usar seus dons, sua esperteza e criatividade para seu próprio amadurecimento.Eu acredito nesta mudança!!!!!
" Jaline chegou na sala de aula cheia de revistas e jornais. Nos pediu para sentarmos e acalmou a turma agitada. Explicou então, que continuaríamos refletindo sobre o consumismo. Desta vez, através da análise de propagandas. Pediu que escolhêssemos anúncios publicitários nas revistas e jornais para respondermos umas perguntas e por fim, nos pediu também que criássemos uma nova propaganda.
A aula foi maneira. O exercício era para ser feito no caderno de produção textual."
Érick

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Eu, Etiqueta

"Oi, meu nome é Tamires e eu vou relatar a aula de produção textual do dia 09 de agosto. A aula começou com uma dînâmica interessante. Nós tínhamos que pensar rápido. Jaline falava um produto e nós tínhamos que escrever uma marca existente relacionada a esse produto. Foi bom para vermos o domínio de algumas multinacionaionais.
Depois a professora nos deu um texto enorme de Carlos Drummond de Andrade. Me deu preguiça de numerar os versos que ela pediu, eram 75.
Ela explicou cada verso e nos deu uma xerox com exercícios de interpretação de texto. O primeiro exercício era escrever o significado de algumas palavras que não eram muito conhecidas. O restante da atividade ficou para ser feito em casa.
Bom, essa foi a nossa aula. Eu às vezes sou meio preguiçosa e desatenta, mas gosto de português mesmo que eu fique no "mundo da lua" de vez enquanto. "
Tamires

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

REFLETINDO NO RETORNO À EMAFA

     Após alguns dias de recesso, os alunos retornaram às aulas e a professora Jaline propôs para o primeiro dia de aula uma reflexão a partir da leitura do texto: "O POTE TRINCADO".
     Eis o texto abaixo:
    " Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço.
     Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.
     Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.
     Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarda, o pote falou:
    -Estou envergonhado e quero lhe pedir desculpas. Por causa do meu defeito você não ganha o salário completo.
    O homem ficou triste pela situação do velho pote e lhe pediu que quando retornassem para casa, o pote observasse as flores ao longo do caminho.
    De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado foi notando as flores selvagens pelo caminho. Cada uma mais linda que a outra.
    Ao chegar ao seu destino, o homem falou ao pote:
   -Você notou que pelo caminho só havia flores ao seu lado? Pois, eu, ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava.
    -Por dois anos eu colher estas lindas flores para ornamentar a mesa do meu chefe. Sem você ser do jeito que você é, eu não poderia ter esta beleza de flores para dar graça ao palácio do meu senhor."
REFLEXÃO: " Cada um de nós tem nossos próprios defeitos. Todos somos potes rachados. Porém, se soubermos reconhecê-los, poderemos transformá-los em algo bom. Das nossas fraquezas podemos tirar forças para sermos melhores.
            Mais um semestre se inicia. Espero que você possa saber reconhecer seus defeitos enquanto estudante e transformá-lo em algo bom na sua vida escolar. Procure dar sempre o melhor de si. Não se contente com tão pouco. Você pode se superar sempre. Basta dedicação!
             Bom retorno aos estudos.
            Que tenhamos um semestre de muito conhecimento e aprendizagem."
            Carinhosamente,
                                                                           Professora Jaline