terça-feira, 29 de março de 2011

AULA DO DIA 25 DE MARÇO

"Na aula de hoje, a professora Jaline começou falando sobre a Prova Brasil. Em seguida, nos comunicou que iria passar um teste de interpretação de texto para nos preparar para a Prova Brasil, que acontecerá este ano.
Logo que terminamos o teste, ela fez a correção oralmente, e eu fiquei feliz porque só tive dois erros.
Depois ela passou um texto falando sobre o que é um blog e nos deu o endereço eletrônico do nosso blog.
Assim que terminamos de cumprir todas as atividades, os alunos começaram a conversar como sempre e a professora Jaline já foi ficando "nervosa" e mandou todos ficarem quietos ou conversarem mais baixo.
Por fim, o sinal tocou e Jaline me entregou o caderno de relatório dizendo que eu teria que fazer o relatório da aula de hoje para o blog. Eu tentei dizer não, mas como sempre, ela com seu jeitinho, me mandou escrever. Aí, ela foi dar aula em outra turma. "
Caroline dos Santos

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA POESIA

                    21 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA POESIA
" CHEGA MAIS PERTO E CONTEMPLA AS PALAVRAS.
   CADA UMA
   TEM MIL FACES SECRETAS SOB A FACE NEUTRA
   E TE PERGUNTA, SEM INTERESSE PELA RESPOSTA,
   POBRE OU TERRÍVEL, QUE LHE DERES:
   TROUXESTE A CHAVE?"

                                 ( Carlos Drummond de Andrade)

Aluno, um desafio para você! Escolha um trecho de uma poesia de que goste bastante e poste no comentário referente ao dia mundial da poesia.
Vamos compartilhar esse gênero textual tão singelo e ao mesmo tempo tão profundo, capaz de traduzir em palavras o que o coração está sentindo, o que o homem tem de mais bonito dentro de si.
Desafio lançado! Na vale repetir poesia e nem escolher qualquer uma ao acaso.



                  

AULA DO DIA 18 DE MARÇO

"Na aula de hoje, a professora Jaline deu produção textual, que por sinal, eu adoro!
Ela passou um pequeno texto sobre a importância da produção textua, depois passou um exercício parecido com uma dinâmica. Ela falava o tema, nós escrevíamos sobre o assunto. Todos os temas estavam relacionados ao terremoto e a tsunami no Japão. Foi engraçado, pois muita gente falou coisas sem noção e Jaline (com muita raiva) tentava esconder sua decepção.
No final Jaline nos deu uma folhinha perguntando se nós lemos jornais e etc Ela ficou decepcionada comigo porque eu disse que não leio nada. E logo depois bateu o sinal. Mas só Jaline é Jaline!!!!!"
Max Saymon

AULA DO DIA 15 DE MARÇO

"Hoje foi um dia de pouca tarefa. Ao iniciar a aula, a professora Jaline fez a correção da atividade anterior, depois iniciou a leitura de dois textos. Passou atividade de interpretação de texto no livro. Todos os alunos ficaram quietos para ela fazer a chamada. No entanto, depois ela deu uma saidinha no corredor e ela falou:
"Fiquem do jeito que estão!!Já volto!!"
Quando ela chegou, foi dando visto no dever, e alguns minutos depois o sinal bateu e ela falou:
-"Não esqueçam do caderno de produção textual."
Professora Legal? Só Jaline"
Leila Ribeiro

AULA DO DIA 14 DE MARÇO

"A aula de hoje foi muito bem conduzida pela professora Jaline. Ao iniciar a aula, foi feita a correção da atividade passada. Após a correção, foi realizada uma longa, chata e entendiante leitura para esclarecer dúvidas de alguns alunos que não entenderam a matéria.
-Pelo amor de Deus!!!Que matéria fácil!
Depois dessa leitura, a professora distribuiu uma folha mimeografada com três atividades. Enquanto o exercício era feito, a sala de aula ficou num silêncio profundo, dava para ouvir o barulho do ventilador velho rodando.
Pôxa!!A professora já marcou prova. Para quê essa pressa? Nem deu tempo para gravar aquelas orações estranhas e complicadas.
No  final começou o falatório, mas nada que atrapalhasse o desenvolvimento da aula.
Aula de Português? Só com Jaline!!!!!
Brunna Glória"

quarta-feira, 9 de março de 2011

NOVA TURMA 901/EMAFA -2011

Um novo ano letivo se inicia. Momento de expectativas, criação de metas e objetivos.
Este blog continuará com a finalidade de ser um espaço interativo entre a professora Jaline, de Língua Portuguesa, e seus alunos do 9º ano. Um espaço também para os pais acompanharem o trabalho desenvolvido em sala de aula. Vamos aproveitá-lo?
1º dia de aula: 07 de fevereiro de 2011
" A professora Jaline deu boas-vindas aos alunos. Explicou seu método de trabalho pedagógico e em seguida, distribuiu textos de diferentes gêneros textuais sobre uma mesma temática para uma posterior interpretação da polissemia do vocábulo pedra em seus diferentes contextos.
Vamos conhecer os textos?




Texto 01: A LENDA DA PEDRA

Conta a lenda que um rei de um país muito distante, para lá dos mares, era muito sábio e não poupava esforços para incutir bons hábitos nos seus súditos.
Uma noite, enquanto todos dormiam, pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois foi esconder-se atrás de uma cerca e esperou para ver o que acontecia.
Primeiro, veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes:
-“Onde já se viu tamanho descuido? “ – disse ele contrariado, enquanto desviava-se da pedra. “Por que esses preguiçosos não mandam retirar a pedra da estrada?”
E continuou o seu caminho reclamando sobre a inutilidade dos outros...
Logo depois surgiu a cantar um jovem soldado.Ele pensava no dia em que revelaria sua coragem na guerra. Distraído, acabou não vendo a pedra e tropeçou nela, estatelando-se no chão. Ergueu-se, sacudiu a poeira, pegou a estrada e saiu a reclamar dos preguiçosos que insensatamente haviam deixado uma pedra tão grande no meio da estrada. Também ele se afastou sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra do caminho.
Assim correu o dia. Todos os que por ali passavam reclamavam, resmungavam por causa da pedra, mas ninguém a tocava.
Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro passou por lá. Era muito trabalhadora e estava cansada, mas disse consigo própria: “- Já está quase a escurecer e de noite alguém pode tropeçar nesta pedra e ferir-se gravemente. Vou tirá-la do caminho.”E tentou arrastá-la dali. Empurrou, puxou, inclinou-a até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra. Na tampa havia os seguintes dizeres: “Esta caixa pertence a quem retirar a pedra.” Ela abriu a caixa imediatamente e descobriu que estava cheia de ouro.
A filha do moleiro foi para casa muito feliz.
Quando o fazendeiro e o soldado e todos os outros ouviram o que havia ocorrido, juntaram-se em torno do local onde se encontrava a pedra e puseram-se a revolver o pó da estrada, na esperança de encontrarem algum pedacinho de ouro.
O rei que ali continuava a observar tudo caminhou em direção aos súditos e disse:
“-Meus amigos, com freqüência encontramos obstáculos em nosso caminho. Podemos nos desviar deles e sair reclamando da vida ou podemos enfrentá-los e descobrir o que significam. A escolha é de cada um.”
Texto 02: NO MEIO DO CAMINHO, Carlos Drummond de Andrade
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Texto 03: A PEDRA

O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil...
O empreendedor, usando-a, construiu...
O camponês, cansado da vida, dela fez assento...
Para meninos, foi brinquedo...
Drummond a poetizou...
Já Davi matou Golias
E Michelângelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas sim no homem!
Não existe pedra no seu caminho que não possa ser aproveitada para o seu próprio crescimento.
Autor Desconhecido

A turma leu e interpretou os textos com a ajuda da professora e cada um deve a oportunidade de comentar sobre o trecho que mais gostou.


DESEJO A CADA ESTUDANTE DO 9º ANO QUE SAIBA FAZER A DIFERENÇA COM AS PEDRAS QUE ENCONTRAR NO MEIO DO CAMINHO  E TRANSFORMÁ-LAS EM VITÓRIAS.
Carinhosamente,
                                                                                                                 Professora Jaline