domingo, 12 de setembro de 2010

ANÁLISE DE CHARGES E CARTUNS

Nesta aula os alunos pesquisaram charges e cartuns que fizessem uma crítica sobre como o ser humano lida com o meio ambiente e em que condições este se encontra atualmente.
Após a pesquisa, a turma produziu textos a partir da análise e entendimento da charge e do cartum escolhidos.
Veja a diferença entre esses dois gêneros textuais:
Charge: aborda fatos ou acontecimentos específicos. Sua compreensão é maior quando se conhecem os contextos sociais, econômicos, políticos e/ou culturais que levaram a sua elaboração.
Cartum: é um desenho humorístico que se dedica a temáticas mais abrangentes da sociedade, tendendo a ser menos comprometido com o dia a dia dos fatos e mais universal. São temas comuns: o bem e o mal, a guerra, a infidelidade conjugal, etc. Assim, sua compreensão é atemporal, podendo, portanto, ser entendido por pessoas de diferentes épocas e lugares, uma vez que a contextualização típica de uma charge não é necessária. Frequentemente vem acompanhado da linguagem escrita também.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O meu foi sobre o aquecimento global e a nossa posição sobre esse assunto, a aula foi descontraída mas o problema é muito sério, precisamos cuidar do nosso planeta antes que não tenha mais jeito!!

    ResponderExcluir
  3. jaline eu adorei os seus blog,esse blog faz a gente aprende muitas coisas,mais agora eu quero fala do dia que eu chequei nessa escola eu chequei nessa escola para aprende tantas coisas novas para conhecer tinhas professores para mim sina, nessa escola eu sou tão feliz pra pende oq a prendi tanto esfoço eu fiz mais aqui nessa escola estamos tão contentes que o sabe ja faz parte da vida da gente.

    ResponderExcluir