segunda-feira, 16 de abril de 2012

INAUGURANDO A APOSTILA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Olá, galera!
Vivemos cercados por palavras o tempo todo. Com elas, aprendemos, ensinamos, perdoamos, ofendemos, mostramos nossa educação ou falta de educação...
É com a palavra que nos comunicamos e partilhamos nossas experiências vividas com familiares, professores e amigos.

Para iniciarmos nossa apostila de produção textual então, nada melhor do que rechear uma página só de palavras e textos significativos para cada um de nós. Esta foi a proposta. Vamos partilhar? Eu começo e quero ver toda a turma 901 participando!!!!Escolha uma das frases que você escreveu em sua apostila e diga o porquê da escolha, OK?

                                                "Quero asas de borboleta azul
                                        para que eu encontre
                                        o caminho do vento,
                                         o caminho da noite,
                                            a janela do tempo
                                           o caminho de mim."
                                            (Roseana Murray
)




Escolhi estes versos,  primeiro, porque gosto muito de poesia. A poesia traz leveza aos meus sentimentos,  me sensibiliza para a constante  descoberta do meu eu, que todos os dias se renova, se transforma com as alegrias e tristezas que a vida nos traz. Segundo, porque a escritora Roseana Murray é uma das minhas escritoras prediletas. E terceiro, porque a figura da borboleta é muito simbólica, me remete à metáfora da transformação, da beleza e da delicadeza.
Agora é sua vez!!!!!


quinta-feira, 5 de abril de 2012

DICAS PARA A AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Aí, galera!!!!Algumas dicas para se dar bem na avaliação do dia 11 de abril.
1ª: Nada de preguiça!!!!!! É preciso ler a matéria várias vezes para fixá-la. Você tem várias fontes para estudar: seu caderno que contém as explicações e exemplos, seu livro, os exercícios que já foram feitos e corrigidos, este blog que tem uma postagem com o resumo e outros livros de Português, gramáticas, que você também pode pesquisar.
2ª Associe o nome das coordenadas sindéticas às ideias que elas exprimem. Veja como é fácil: aditiva dá ideia de adição, soma./ adversativa ideia de adversidade, contraste, oposição./ alternativa exprime ideia de alternância, escolha, exclusão/conclusiva dá ideia de conclusão/explicativa exprime ideia de explicação.  Moleza, né!? Os nomes são muito semelhantes às ideias que são expressas pela conjunção!!!!!

3ª O número de orações se dá pelo número de verbos. Então, fique atento à quantidade de verbos no período. (Se ficar em dúvida se uma palavra é ou não verbo, mentalize a palavra e veja se dá para conjugar: eu, tu, ele...)

4ª O período só existe se houver oração, já a oração só existe se tiver verbo, mas uma frase não depende de verbo. Pode ser nominal. Só não será um período.!!!!!

5ª Aproveite a última aula de revisão para tirar as dúvidas. Não perca o foco!!!!! Nada de conversas paralelas, fone no ouvido, brincadeiras no celular!!!!!

Boa prova!!!!!!  Fique ligado no blog!!!!!

MENSAGEM DE PÁSCOA AOS ALUNOS

PÁSCOA,


Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade e da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.
E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate.
Cristo morreu, mas ressuscitou.

E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que esta seja a verdade de sua Páscoa.
Carinhosamente,
Professora Jaline

FELIZ PÁSCOA EM OUTRAS LÍNGUAS...


Na Tchecoslováquia

VESELE VANOCE

Na Alemanha

SCHÖNE OSTERN

Na Itália

BUONA PASQUA

No Laos

SOUK SAN VAN EASTER

Na Macedônia

SREKEN VELIGDEN

Em Inglês

HAPPY EASTER

Na França

JOYEUSES PÂQUES

Na Grécia

KALO PASKA

Na China

FOUAI HWO GIE QUAI LE

Em árabe

EID-FOSS'H MUBARAK

Na Croácia

SRETUN USKS