segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA POESIA

                    21 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA POESIA
" CHEGA MAIS PERTO E CONTEMPLA AS PALAVRAS.
   CADA UMA
   TEM MIL FACES SECRETAS SOB A FACE NEUTRA
   E TE PERGUNTA, SEM INTERESSE PELA RESPOSTA,
   POBRE OU TERRÍVEL, QUE LHE DERES:
   TROUXESTE A CHAVE?"

                                 ( Carlos Drummond de Andrade)

Aluno, um desafio para você! Escolha um trecho de uma poesia de que goste bastante e poste no comentário referente ao dia mundial da poesia.
Vamos compartilhar esse gênero textual tão singelo e ao mesmo tempo tão profundo, capaz de traduzir em palavras o que o coração está sentindo, o que o homem tem de mais bonito dentro de si.
Desafio lançado! Na vale repetir poesia e nem escolher qualquer uma ao acaso.



                  

14 comentários:

  1. O constante diálogo
    “... Escolhe teu diálogo
    e
    tua melhor palavra
    ou
    teu melhor silêncio.
    Mesmo no silêncio e com o silêncio
    dialogamos.”
    (Carlos Drummond de Andrade)
    Aluna: Caroline dos santos Turma:901

    ResponderExcluir
  2. Mais Uma Vez
    “...Tem gente que está do mesmo lado que você
    Mas deveria estar do lado de lá
    Tem gente que machuca os outros
    Tem gente que não sabe amar
    Tem gente enganando a gente
    Veja nossa vida como está
    Mas eu sei que um dia a gente aprende
    Se você quiser alguém em quem confiar
    Confie em si mesmo
    Quem acredita sempre alcança...”
    (Renato Russo)

    Aluno: Bruno Pinto Turma: 901

    ResponderExcluir
  3. Meus oito anos (Casimiro de abreu)

    Oh! que saudades que tenho
    Da aurora da minha vida,
    Da minha infância querida
    Que os anos não trazem mais!
    Que amor, que sonhos, que flores,
    Naquelas tardes fagueiras
    À sombra das bananeiras,
    Debaixo dos laranjais!

    ResponderExcluir
  4. Bons Amigos (Machado de Assis)

    Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!

    ResponderExcluir
  5. SONETO DO AMOR DEMAIS

    Não amo mais as sombras do arvoredo
    Em seu suave entardecer de ninhos
    Nem amo receber outros carinhos
    E até de amar a vida tenho medo.

    Tenho medo de amar o que de cada
    Coisa que der resulte empobrecida
    A paixão do que se der à coisa amada

    E que não sofra por desmerecida
    Aquela que me deu tudo na vida
    E que de mim só quer amor - mais nada.

    ( autor: Vinicius de Moraes

    todos nós passamos por obstáculos e principal deles é quando chega a hora de amar...
    amar não é só carinho é um ato de respeito.
    amar não é só alegria , tem o medo de se machucar...
    o ser humano não vive sem amor , não sobrevive sem carinho ...
    então viva e ame , esqueça o que os outros dizem .


    isso é oque eu penso! bjo

    ResponderExcluir
  6. Quero
    asas de
    borboleta
    azul
    para que eu encontre
    o caminho do vento
    o caminho da noite
    a janela do tempo
    o caminho de mim.


    Roseana Murray



    Aluna: Ruth

    ResponderExcluir
  7. Aluna: Nikole Aryel de Souza Cusate
    Poesia: O bom amigo

    O bom amigo
    O bom amigo é como o sol brilhando...
    Ilumina o caminho da gente
    Tornando-o mais alegre.

    ResponderExcluir
  8. Thaynara M. Ogaya
    Poesia:" Ternura"

    Eu te peço perdão por te amar de repente
    Embora o meu amor
    seja uma velha canção nos teus ouvidos
    Das horas que passei à sombra dos teus gestos
    Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
    Das noites que vivi acalentando
    Pela graça indizível
    dos teus passos eternamente fugindo
    Trago a doçura
    dos que aceitam melancolicamente.
    E posso te dizer
    que o grande afeto que te deixo
    Não traz o exaspero das lágrimas
    nem a fascinação das promessas
    Nem as misteriosas palavras
    dos véus da alma...
    É um sossego, uma unção,
    um transbordamento de carícias
    E só te pede que te repouses quieta,
    muito quieta
    E deixes que as mãos cálidas da noite
    encontrem sem fatalidade
    o olhar estático da aurora.

    Autor: Vinícius de Morais

    ResponderExcluir
  9. AUSÊNCIA

    Por muito tempo achei que a ausência é falta.
    E lastimava, ignorante, a falta.
    Hoje não a lastimo.
    Não há falta na ausência.
    A ausência é um estar em mim.
    E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
    que rio e danço e invento exclamações alegres,
    porque a ausência assimilada,
    ninguém a rouba mais de mim.
    (Carlos Drummond de Andrade)

    Aluno: Jhonatan da Silva Alves
    Turma: 901

    ResponderExcluir
  10. Nathália Chrysostomo25 de abril de 2011 às 16:06

    EU QUERIA TRAZER-TE UNS VERSOS MUITO LINDOS

    Eu queria trazer-te uns versos muito lindos
    colhidos no mais íntimo de mim...
    Suas palavras
    seriam as mais simples do mundo,
    porém não sei que luz as iluminaria
    que terias de fechar teus olhos para as ouvir...
    Sim! Uma luz que viria de dentro delas,
    como essa que acende inesperadas cores
    nas lanternas chinesas de papel!
    Trago-te palavras, apenas... e que estão escritas
    do lado de fora do papel... Não sei, eu nunca soube o que dizer-te
    e este poema vai morrendo, ardente e puro, ao vento
    da Poesia...
    como
    uma pobre lanterna que incendiou!

    (Mario Quintana)

    Aluna: Nathália Chrysostomo Almeida.
    Turma: 901

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
    Carlos Drumond de Andrade
    (ailton)

    ResponderExcluir
  13. Se procurar bem você acaba encontrando.
    Não a explicação (duvidosa) da vida,
    Mas a poesia (inexplicável) da vida.

    Carlos Drummond de Andrade
    (vagner rubim)

    ResponderExcluir
  14. Falar é completamente fácil,
    quando se têm palavras em mente
    que expressem sua opinião.

    Difícil é expressar por gestos e atitudes
    o que realmente queremos dizer,
    o quanto queremos dizer,
    antes que a pessoa se vá.

    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir